quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Carta à Comunidade Educativa

O regresso às aulas mobiliza o país, todo, num renovar da esperança de um futuro melhor para as nossas crianças e jovens e faz de Setembro, O MÊS DA EDUCAÇÃO.
Acreditamos que 2012-2013, que nos chega sob o signo do sucesso, vai ser Excelente, uma vez que o compromisso renovado de cada um é de mais dedicação, mais trabalho, melhor ensino, mais estudo, e presença participativa dos pais na vida da Escola.

O desenvolvimento da III reforma do sistema educativo traduz-se na melhoria e modernização do parque escolar, na crescente motivação e capacitação do Corpo Docente, nas medidas inovadoras dos novos curricula, programas e manuais, na renovação da gestão escolar, administrativa e pedagógica, e no recurso às tecnologias informacionais. Destacaremos, neste processo, o profissionalismo dos nossos professores e de todos os servidores do Sistema, o seu sempre reconhecido labor, vontade e compromisso em trabalhar para uma “Educação e um Desporto de Qualidade”.

“Juntos, por uma Educação e um Desporto de Qualidade”, somos uma Equipa coesa e determinada, com mais de cento e cinquenta mil vontades de fazer mais e melhor, acreditando num Ano lectivo 2012-2013 com bons e melhores resultados.    

O nosso Sistema Educativo atingiu já um reconhecido nível de organização e de gestão e com a nova Orgânica iremos proporcionar um conjunto de melhorias transversais a todo o sistema. O grande desafio é o de melhorar e inovar o processo de ensino aprendizagem, eliminando as taxas de abandono e reduzindo as de reprovação, fazendo de cada aluno o centro da nossa atenção. Se nos situarmos no atual contexto de exigência e de expectativa de cada cabo-verdiano e da sociedade no seu todo, a “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” deve resultar de um compromisso assumido por todos e por cada um, técnicos, gestores, professores, alunos, pais e encarregados de educação, comprometidos com a missão de promover valores, atitudes, competências e conhecimentos essenciais, nesta nova fase do nosso desenvolvimento pessoal e nacional.   
Os ganhos até agora conseguidos e valorizados, na Educação, muito devem ao elevado e reconhecido contributo da Classe Docente e de cada professor em particular, que consideram o exercício da docência como missão exigente e nobre, capaz de vencer todos os desafios. Por essa razão e no cumprimento da ação educativa, acredito na renovação do compromisso total e incondicional adesão aos princípios RHITE, transversais a todo o Sistema Educativo: Rigor, no nosso compromisso com a agenda de transformação do país no concernente à Educação e ao Desporto; Honestidade Intelectual, corporizada na nossa cultura de participação, de responsabilização e de confiabilidade, no desenvolvimento da ação educativa e formativa; Transparência, no exercício pleno de cidadania democrática e respeito pelos direitos e deveres da pessoa humana, na defesa da igualdade e equidade na Educação e no Desporto; Excelência, no processo de realização, desenvolvimento e aperfeiçoamento de cada um de nós e dos sistemas educativo e desportivo, na busca constante da Qualidade.     
   
 Juntos, por uma Educação e um Desporto de Qualidade, desejo a todas e a todos, um Bom Ano Letivo, com resultados que, estou certa, serão excelentes, gratificantes e mobilizadores de novos ganhos, novos desafios e novas respostas face à aquisição de competências efetivamente promotoras de desenvolvimento.

Fernanda Marques
Ministra


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!