sábado, 23 de abril de 2016

Ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal felicita a todos os professores pelo Dia Nacional do Professor

Caríssimas e caríssimos professoras e professores, docentes e educadores e educadoras da Educação Pré-escolar, Básica, Secundária e Superior,

Hoje, 23 de Abril, Dia do Professor Cabo-verdiano e, por auspiciosa conjugação, dia em que inicio funções de governação no Ministério da Educação, Família e Inclusão Social, junto-me a vós para a celebração desta efeméride com uma breve mensagem de saudação e de compromisso.

Presto homenagem a educadoras e educadores de quem tudo se espera: dominarem os conteúdos que leccionam, facilitarem os processos de aprendizagem e serem verdadeiros paradigmas de valores éticos e morais.  

Manifesto aqui o meu respeito pelo percurso profissional dos e das docentes de todos os níveis de ensino, público ou privado, pelo quotidiano educativo de muito labor, esforço e criatividade num contexto social em que, nem sempre, é valorado com justiça o esforço sistemático e até silencioso que o trabalho educativo exige.

A todas e todos o meu reconhecimento pelo papel inquestionável na construção de uma sociedade mais inclusiva, democrática, informada, culta e interventiva.

Este sábado luminoso é um dia com múltiplos espaços de encontro de professoras, professores, formandos, formandas e famílias e de evocação do Professor Baltazar Lopes da Silva, “um símbolo da ideia de um professor, votado ao Magistério, cujo exemplo merece a pena ser seguido”, conforme está escrito no diploma que instituiu este dia, há 26 anos.

Faço votos que seja um dia muito feliz, de reflexão, mas também de festa. 

Maritza Rosabal

Ministra da Educação, Família e Inclusão Social 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!