sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
ES Alfredo da Cruz Silva equipada com rádios de comunicação e video-vigilância
A Escola Secundária Escola Alfredo da Cruz Silva, Santa Cruz (Santiago), está equipada com nove rádios de comunicação e sistema de video-vigilância. O seu director, Eusébio Varela, diz que é a primeira escola do país a implementar essas medidas, que vão melhorar significativamente a comunicação e a segurança nesse estabelecimento de ensino, que tem como meta até 2020 ser a melhor escola do país em termos de organização, tecnologias e excelência académica.
Eusébio Varela explica que os projectos de rádio de comunicação e video-vigilância foram financiados com orçamento da Escola, em 180 contos. No que diz respeito às rádios de comunicação, afirma que estes permitem uma maior sintonia entre guardas, contínuos, direcção e a Polícia Nacional, que estarão a comunicar em simultâneo para, em caso de urgências, agirem de forma rápida e coordenada. Quanto ao sistema de video-vigilância, vai dizendo, trará vantagens ao nível da segurança da escola.
Outra novidade para a organização na Escola Alfredo da Cruz Silva, Santa Cruz (Santiago), é a introdução de porta-giz que foi implementada no inicio deste segundo trimestre para evitar o desperdício deste material, devido à quebra na sala. Eusébio Varela quer reduzir os gastos na compra desse material. Conforme explica, no primeiro trimestre foram compradas 16 caixas, com 16 pacotes, cada um com 100 giz. Porém, teve de repor o stock duas a três vezes. O director garante que o uso do porta-giz também reduz os riscos de problemas respiratórios a doentes e alunos.
Outras medidas também levadas a cabo pela actual direcção desse estabelecimento de ensino é a contratação de uma empresa para a aquisição do fardamento de ginástica, que já está a venda na escola por 1000 escudos. Varela afirma que o material que até então era usado pelos alunos para essas aulas rasgava com facilidade.“No próximo ano, esse novo fardamento será obrigatório. Neste momento, o material já está a venda mas queremos dar tempo aos pais e encarregados de Educação para se preparem”, reitera aquele docente.
Ao nível educacional, o director da escola Alfredo da Cruz Silva diz que, à semelhança com EUA, a direcção já tem um protocolo de cooperação com uma escola francesa “Collége Gassendi” em Marseille(Franca), que vai permitir intercâmbios para troca de experiências, visitas de estudo e outras actividades, para além de formação em língua francesa para a comunidade educação, conforme um plano anual estabelecido.
Fonte: Asemana online
Santo Antão: Delegação da Educação promove formação em autoavaliação para dirigentes educativos
A delegação do Ministério da Educação e do Desporto no concelho da Ribeira Grande promove, nos próximos três dias (28, 29 e 30 de Janeiro), na cidade da Ribeira Grande, uma formação em autoavaliação para dirigentes educativos.
Esta ação de formação será ministrada por técnicos da Inspeção Geral da Educação, Formação e Ensino Superior e é destinada aos gestores de polos educativos, coordenadores pedagógicos, diretores das escolas secundárias e delegada do MED.
Enquadramento da temática da autoavaliação no contexto educativo cabo-verdiano, distinguir os conceitos de avaliação interna e avaliação externa, analisar as vantagens e desvantagens da autoavaliação na melhoria da escola e do sistema educativo, clarificar metodologias de avaliação interna e externa e, ainda, definir e elaborar instrumentos e dispositivos de autoavaliação são os temas que serão abordados durante a formação que tem início marcado para esta quinta-feira, 28.
Segundo a delegada do Ministério da Educação e do Desporto no concelho da Ribeira Grande, Maria Alcinda Sousa, o objetivo é capacitar esses técnicos no que tange à autoavaliação para a melhoria da escola e do sistema educativo.
Fonte: Inforpress
Centro Educativo Miraflores celebra aniversário com Gala que homenageia os melhores alunos
O Centro Educativo Miraflores, na cidade da Praia comemora hoje 11 anos de existência, com a realização de uma gala intitulada “Madre Trindade” que vai homenagear 185 melhores alunos de ano lectivo transato. Outras actividades culturais e desportivas são realizadas ao longo do dia para marcar este aniversário.
As actividades comemorativas do XI aniversário do Centro Educativo Miraflores arrancam esta manhã com uma cerimónia religiosa, seguida de actividades desportivas, mas o grande momento está reservado para esta tarde, com a realização de uma gala que servirá para premiar os 185 melhores alunos do ano letivo transato. O objetivo desta gala, segundo o diretor pedagógico Alcides Moreira, é premiar a excelência e incentivar os outros a seguirem o mesmo caminho.
“ Todos receberão um diploma de reconhecimento de mérito. Os 3 melhores alunos de cada ano vao ter uma medalha , com o distintivo de ser o melhor aluno de determinado ano.”
O diretor pedagógico fala ainda de grandes projetos que o Centro Educativo tem neste momento em curso. Alcides Moreira destaca a nova abordagem pedagógica que está ser implementada na escola chamada de “Inteligências Múltiplas”, que segundo ele está na origem de bons resultados conseguidos no ano passado em termos de aproveitamento dos alunos, com o ensino básico a conseguir uma taxa de aprovação 98.9 por cento e 86.1 no secundário. Para este ano diz, a meta traçada é de 100 por cento para o ensino básico e 90 para o secundário.
Para além desta valência, outro projeto que a escola tem neste momento a decorrer é o ensino de cinco línguas.
“ A língua Inglesa começa a partir dos 2,5 a 3 anos, que é a idade que o aluno entra para o pré-escolar. A Língua Francesa entra a partir do 4º ano do ensino básico e a Língua Portuguesa e Inglesa, até o aluno concluir o ensino básico já terá 3 línguas estrangeiras. E as outras, Mandarim e Espanhol entram a partir do 7º ano”, frisou.
A Criação das escolas de iniciação desportiva e educação artística são outros projetos que a escola tem neste momento a decorrer.
De referir que o Centro Educativo Miraflores, segundo o diretor pedagógico, tem tido nos últimos anos uma procura muito grande e a escola não consegue responder a todos os pedidos. Frisou que neste segundo trimestre vão iniciar as obras de expansão do centro, mas a ideia não é ter mais alunos mas sim, começar no próximo ano letivo com uma experiência nova de funcionamento em regime único.
Fonte: Site da Rádio Educativa
Ministério da Educação paga salários em atraso a 266 professores
O Ministério da Educação efectuou este mês o pagamento dos salários em atraso dos 266 professores, referentes ao mês de Outubro de 2015, informou os sindicatos dos professores de Cabo Verde.
O sindicalista Abrão Borges, em declarações à Inforpress, lembrou que o Ministério da Educação já tinha anunciado, a 18 de Janeiro, que iria fazer o pagamento dos referidos ordenados, com efeitos retroactivos, pelo que se congratula com a “decisão acertada”.
Por sua vez, o sindicalista Nicolau Furtado, do SINDEP, confirmou que os professores de Santo Antão a Brava, que tinham os salários em atraso, receberam já os seus ordenados, conforme o prometido pela ministra, Fernanda Marques.
De acordo com os dados da FECAP e SINDEP, os sindicatos dos professores continuam a zelar pelos da classe, seguindo, “com rigor”, todos os meandros do estatuto do pessoal docente, que deverá entrar em vigor em Fevereiro.
“Neste momento, sabemos que a lista de transição já está quase feita e que já foi enviada a Administração Pública. Por isso, acreditamos que em Fevereiro tudo possa estar resolvido”, disse Abrão Borges.
Contactados pela Inforpress, alguns os professores que estavam na lista dos que não recebiam salários há quatro meses, manifestaram a sua satisfação pelo acto do Ministério da Educação.
Fonte: Inforpress
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
MED efetua pagamento de salário dos professores contratados para o ano letivo 2015/2106
O Ministério da Educação e Desporto (MED) já começou a efectuar pagamento de salário, com retroactivo, aos cerca de 266 professores recrutados no ano lectivo 2015-2016. O pagamento de salário começou a ser feito ontem, dia 27 de Janeiro do ano em curso.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Antigos alunos do Liceu Cónego Jacinto levam cuidados de saúde aos estudantes e à comunidade da Várzea
Um grupo de antigos estudantes da Escola Secundária Cónego Jacinto P. da Costa (Liceu da Várzea) promoveu hoje, na Cidade da Praia, uma feira de saúde dedicada aos alunos, funcionários e à comunidade local.
Em declaração à imprensa, o director do estabelecimento de ensino, Mário Fernandes, disse que a iniciativa se enquadra nas actividades comemorativas do 43º aniversário da morte de Amílcar Cabral, celebrado a 20 de Janeiro, e do 22º aniversário da escola, que se assinala a 28 deste mês.
“As actividades tiveram início a 18 deste mês, com várias acções como deposição de flores e declamação de poesias no memorial Amílcar Cabral, palestra sobre a participação da mulher na luta da libertação nacional, e encontro com os ex-alunos da escola, onde falaram sobre as suas experiências profissionais”, frisou.
O director salientou que este grupo tem sido muito activo e dinâmico, onde tem apoiado a escola com realizações de várias acções de esclarecimento e de sensibilização sobre o percurso profissional, e motivando os alunos a defenderem e a preservarem a imagem da escola.
Para Mário Fernandes, este gesto é uma forma dos antigos estudantes reconhecerem o papel que a escola teve e tem no processo profissional, e que agora estão a retribuir de uma forma voluntária mostrando todo o amor, carinho e a ligação que têm com esse estabelecimento escolar.
Para além desta iniciativa, assegurou que este grupo tem em mente alguns projectos, como apadrinhamento dos alunos mais carenciados, pintura da escola onde pretendem envolver toda a comunidade escolar.
“Este gesto nos deixa muito satisfeitos e contentes, porque vai nos ajudar a transmitir para os alunos que frequentam este liceu que o papel da escola é muito mais do que ensinar” realçou.
Adiantou que a feira de saúde é uma iniciativa promovida pelo grupo de estudantes finalistas no ano 2000 e é destinada aos alunos, funcionários e a toda a comunidade da Várzea.
Segundo o director, durante toda a manhã, a feira vai garantir consultas de clínica geral, dermatologia, oftalmologia, medição de hipertensão arterial, glicemia, testes de diabetes e colesterol, e despiste do VIH/SIDA.
Acrescentou que para o dia 28, está prevista a entrega de equipamentos informáticos, e que no dia 30 a realização da feira das “Profissões e Empreendedorismo”.
Fonte: Inforpress
Liceu Amílcar Cabral comemora o seu 31º aniversário com várias atividades
O Liceu Amílcar Cabral (LAC), na cidade de Assomada comemorou hoje, dia 19 de Janeiro, o seu 31° aniversário, com um conjunto de atividades culturais e recreativas.
A comemoração contou com a apresentação de várias atividades culturais e recreativas, nomeadamente músicas, dramatização de peça de teatro, mensagens e exposições de trabalhos feitos pelos alunos na disciplina de Expressão Plástica.
O momento alto da celebração foi a realização de homenagem a dois antigos professores dessa escola que aposentaram recentemente, com entrega de medalhas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)