sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gestores participam no encontro de reflexão sobre os desafios da Educação Inclusiva

Os gestores dos concelhos da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago estão reunidos, durante o dia de hoje, 27 de Setembro, num encontro de reflexão sobre os desafios da Educação Inclusiva, a decorrer na Escola Secundária Manuel Lopes, Calabaceira, Praia.

O encontro que é promovido pela Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário (DGEBS) tem, de entre vários objectivos, clarificar o conceito de Educação Inclusiva, sensibilizar os participantes sobre esta abordagem e divulgar orientações referentes a procedimentos especiais de atendimento de alunos com Necessidade Educativa Especial (NEE).

Ao longo do encontro apresentou-se actividades desenvolvidas na área da Educação Inclusiva, políticas nacionais e internacionais, dados estatísticos, medidas educativas especiais, bem como ganhos e desafios conseguidos nesta área.

No que se refere às actividades desenvolvidas, é de destacar as acções de capacitação/sensibilização dirigida aos agentes educativos e a sociedade em geral, a divulgação da abordagem da Educação Inclusiva, o acompanhamento/visitas dirigidas aos alunos com NEE, que frequentam o sistema de ensino, entre outras.

 O encontro serviu também para a apresentação dos desafios da Educação Inclusiva, sua regulamentação, a promoção da língua gestual como meio de comunicação e capacitação dos agentes educativos entre outros.


1 Comentários

1 comentários:

  1. Olá,
    Quando é que todos nós, professores, especiais ou não vamos nos informar de com ensinar e tratar esses alunos com NEE de forma a que sintam integrados na sala de aula e na sociedade em geral?
    Patricia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!