Decorreu no passado dia 27 de Junho, sexta-feira, na sala da Biblioteca da Escola Secundária Eugénio Tavares, a IIª reunião de preparação e planificação da experiência-piloto da escolaridade básica para 8 anos a implementar nos pólos educativos I, de Nova Sintra, e IV, de Nossa Senhora do Monte. O encontro foi realizado com todos os dirigentes educativos, tendo como pano de fundo a análise do projecto de alargamento da escolaridade básica obrigatória e sua adequação à realidade local.
De acordo com o Delegado do MED, Amândio Semedo Brito, trata-se de um projecto novo e, para a sua implementação, alguns aspectos hão-de merecer muita atenção, concretamente aspectos relacionados com os suportes didácticos, montagem do modelo de gestão administrativa e dos apoios socioeducativos, modalidade de coordenação e supervisão pedagógicas, espaços físicos e corpo docente. E garante que em termos de espaços físicos e corpo docente, as condições mínimas estão sendo asseguradas, o que se prevê uma certa coabitação entre os ensinos básico e secundário, como é natural nessa fase inicial.
É de salientar que o novo modelo de Ensino Básico insere-se no plano de Revisão Curricular em curso no país, que prevê a organização do ensino básico em três ciclos: primeiro ciclo, do 1º ao 4º ano (em regime de monodocência), segundo ciclo, 5º e 6º ano (em regime de pluridocência por áreas), e 3º ciclo, 7º e 8º ano (em regime de pluridocência por disciplinas ou grupo de disciplinas).
Ainda de acordo com o respectivo Plano de Estudos, serão implementadas a área da Educação para a Cidadania e a Área do Projecto, no 1º ciclo, áreas curriculares não disciplinares; no 2º e 3º ciclos, a Educação para a Cidadania, entra como área disciplinar, enquanto a Área de Projecto vai ser uma área curricular, ao serviço da integração, materialização de projectos interdisciplinares e reforço da ligação escola e comunidade.
Uma outra novidade é a área disciplinar de Estudos Sociais no 2º ciclo, que existia no antigo sistema de Ciclo Preparatório, institucionalizado durante a Iª República, e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no 3º ciclo.
Está agendada mais uma reunião no dia 4 de Julho para o exercício de montagem de possíveis cenários em torno do projecto em que farão parte, como habitualmente, o Delegado, o Coordenador Geral do Ensino Básico, o Director da Escola Secundária, o Coordenador do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a Coordenadora do SEFAER (Serviço de Educação e Formação de Adultos e Ensino Recorrente), o Coordenador da Estatística e Planeamento, Coordenadores Pedagógicos, Gestores e Directores das escolas satélites.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!
Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!