A Delegação do MED da ilha Brava apresentou ao colectivo
docente os resultados de aproveitamento do 1º trimestre do ano lectivo em curso,
no que se refere ao Ensino Básico, 1º ao 7º ano de escolaridade, numa reunião
de preparação metodológica que aconteceu ontem, dia 7 de Janeiro de 2015.
A média global do Ensino
Básico (1º ao 7º anos) é de 92% e a qualidade 70%, sendo 96% para o 1º ciclo,
96% para o 2º ciclo e 83% para o 3º ciclo. Em termos de qualidade 77% para o 1º
e 2º ciclos e 49,8% para o 3º ciclo (7º ano).
No que se refere
ao 1º ciclo (1º ao 4º ano), o aproveitamento global com os resultados de “Muito
bom”, “Bom” e “Suficiente”, foi de 96, 1%. O 2º ano é o que apresentou a média
mais baixa, 93%, sendo o 1º ano o que apresenta a média mais elevada em termos globais,
97,8%.
No concernente ao
2º ciclo, concretamente o 5º ano, a taxa de aproveitamento global foi de 94,9%
e a de qualidade 75,3%. A área da
Educação para a Cidadania é que mais se destacou com nenhum caso de
“Insuficiente”.
Quanto ao 6º ano, foram registados em termos de
aproveitamento global uma média de 97,6%, qualidade, 82,6%. A taxa de
“Suficiente” foi de 17,4% e
“Insuficiente”, 2,4%.
No que tange ao 7º ano (3º ciclo do EB), a taxa de
aproveitamento global registou um valor percentual de 83,4, qualidade, 73,5%,
“Suficiente”, 50,4% e “Insuficiente”, 16,6%.
Analisando os Resultados do 7º Ano de
Escolaridade, em termos globais
a área curricular que sobressai é Educação Para a Cidadania com nenhuma insuficiência, sendo a menor
taxa de aproveitamento a área de Matemática
com 51,5%. Em termos de Insuficiências a área curricular que tem maior taxa é a
Matemática com 48,1%.
Para o Coordenador Geral do Ensino Básico,
Domingos Lopes, “os resultados foram muito satisfatórios do 1º ao 7º ano, com
resultados mais expressivos no 1º e 2º ciclos, devendo-se fundamentalmente ao
engajamento dos professores e todos os intervenientes directos e indirectos no
sistema, o que constituem as bases para um bom ano lectivo, sem descurar um
trabalho contínuo de seguimento e acompanhamento pedagógicos”.
Ainda, de acordo com esse dirigente educativo, um
dos aspectos que merece realce é a inexistência de abandono escolar, sobretudo
ao nível do 7º ano, tendo em conta um forte trabalho de prevenção junto das
escolas e famílias, sobretudo por se tratar de um ano de escolaridade que tem
registado nos anos anteriores alta taxa de abandono.
Refira-se que,
a área disciplinar com menor taxa de aproveitamento em termos globais é a
de Matemática (90,4%). A Educação Física é a que apresenta uma taxa de 100%,
considerando que não houve nenhuma insuficiência nessa área disciplinar.
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