
A média global do Ensino
Básico (1º ao 7º anos) é de 92% e a qualidade 70%, sendo 96% para o 1º ciclo,
96% para o 2º ciclo e 83% para o 3º ciclo. Em termos de qualidade 77% para o 1º
e 2º ciclos e 49,8% para o 3º ciclo (7º ano).
No que se refere
ao 1º ciclo (1º ao 4º ano), o aproveitamento global com os resultados de “Muito
bom”, “Bom” e “Suficiente”, foi de 96, 1%. O 2º ano é o que apresentou a média
mais baixa, 93%, sendo o 1º ano o que apresenta a média mais elevada em termos globais,
97,8%.
No concernente ao
2º ciclo, concretamente o 5º ano, a taxa de aproveitamento global foi de 94,9%
e a de qualidade 75,3%. A área da
Educação para a Cidadania é que mais se destacou com nenhum caso de
“Insuficiente”.
Quanto ao 6º ano, foram registados em termos de
aproveitamento global uma média de 97,6%, qualidade, 82,6%. A taxa de
“Suficiente” foi de 17,4% e
“Insuficiente”, 2,4%.
No que tange ao 7º ano (3º ciclo do EB), a taxa de
aproveitamento global registou um valor percentual de 83,4, qualidade, 73,5%,
“Suficiente”, 50,4% e “Insuficiente”, 16,6%.
Analisando os Resultados do 7º Ano de
Escolaridade, em termos globais
a área curricular que sobressai é Educação Para a Cidadania com nenhuma insuficiência, sendo a menor
taxa de aproveitamento a área de Matemática
com 51,5%. Em termos de Insuficiências a área curricular que tem maior taxa é a
Matemática com 48,1%.
Para o Coordenador Geral do Ensino Básico,
Domingos Lopes, “os resultados foram muito satisfatórios do 1º ao 7º ano, com
resultados mais expressivos no 1º e 2º ciclos, devendo-se fundamentalmente ao
engajamento dos professores e todos os intervenientes directos e indirectos no
sistema, o que constituem as bases para um bom ano lectivo, sem descurar um
trabalho contínuo de seguimento e acompanhamento pedagógicos”.
Ainda, de acordo com esse dirigente educativo, um
dos aspectos que merece realce é a inexistência de abandono escolar, sobretudo
ao nível do 7º ano, tendo em conta um forte trabalho de prevenção junto das
escolas e famílias, sobretudo por se tratar de um ano de escolaridade que tem
registado nos anos anteriores alta taxa de abandono.
Refira-se que,
a área disciplinar com menor taxa de aproveitamento em termos globais é a
de Matemática (90,4%). A Educação Física é a que apresenta uma taxa de 100%,
considerando que não houve nenhuma insuficiência nessa área disciplinar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!
Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!