quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Professores da Brava vão frequentar cursos de complemento de licenciatura em modalidade blearning

Os professores da Brava vêem com entusiasmo uma porta que se abre aos cursos do Ensino Superior, sem saírem da própria ilha e muitos já se dirigem à Delegação do MED para fazerem a inscrição.

Os cursos de Língua Portuguesa e Estudos Cabo-verdianos, Matemática, História-Geografia, Educação Artística e Ciências Naturais, complementos de licenciatura, ofertados pelo Instituto Universitário de Ensino (IUE), vão ser ministrados a partir de 30 de Novembro, no sistema blearning, num misto de ensino à distância e presencial, durante dois anos e visam satisfazer o ciclo de estudos conducente ao grau académico de licenciado em Educação Básica.

  A candidatura para os cursos encontra-se aberta desde o dia 10 de Setembro e vai até o dia 9 de Outubro, passando, de seguida, para o processo de divulgação das listas e confirmação das inscrições, até o dia 14, para desta data até o dia 17, proceder-se à realização de teste de selecção dos candidatos e consequente matrícula, de 23 de Outubro a 13 de Novembro.

 De acordo com Florêncio Mendes Varela, Presidente do IUE, estão disponíveis 300 vagas a nível nacional, 60 para cada um dos cursos, não havendo obrigatoriedade de preenchimento das vagas ofertadas, ficando o mesmo condicionado ao desempenho dos candidatos no processo selectivo.


 O Delegado, Amândio Brito, considera “louvável a iniciativa e traduz a concretização de um sonho porque o professor precisa evoluir na aquisição de competências e aumento de conhecimentos e habilidades por forma a exercer melhor sua actividade profissional”. Ainda, enfatiza que “estando numa ilha, como a Brava, embora com a evolução da tecnologia, não é fácil o acesso ao conhecimento, sobretudo, em se tratando do conhecimento ao nível universitário, onde a dimensão académica é restrita. Sem margem para dúvida, a iniciativa constitui uma mais-valia para o corpo docente local, sem ter que se sair da sua vivência e quem sai a ganhar é o sistema educativo, o que se alinha ao novo Estatuto da Carreira Docente, o ECD, e o PCCS, Plano de Cargos, Carreiras e Salários”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!