segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Fundação La Main à la Pâte promove formação de formadores em investigação

 Professores e coordenadores dos ensinos básicos, secundário e superior e técnicos das casas da ciência participam de hoje a sexta-feira numa formação de formadores sobre o ensino baseado na investigação. A formação é ministrada por formadores franceses, no âmbito da parceria existente entre o MESCI e a Fundação Francesa La Main à la Pâte.

O objetivo deste seminário é promover a cultura cientifica e tecnológica, o ensino experimental das ciências nas escolas e desenvolver habilidades cientificas, sociais e linguísticas.

Segundo Jorge Brito, Presidente da Academia Caboverdiana das Ciências, a educação cientifica do cabo-verdiano ainda é insipiente, dai o motivo da realização desta formação que será mais um passo, no sentido do cabo-verdiano do futuro poder ter na sua maneira de ser e de estar este espirito investigativo.

“ Porque muitas vezes, o indivíduo para fazer a investigação, tem a pergunta já feita e vai resolver a pergunta. Neste caso, os professores e as pessoas são levados a formular as perguntas. Ter a curiosidade de saber a razão de ser das coisas . E é este espírito de procura, de investigação que é bom incutir nos professores e nos alunos, para que se admirem das coisas e queiram à viva força saber o porquê e como funcionam”.

Trata-se de uma formação de formadores e a pretensão é que estes vinte participantes, entre eles professores do IUE, dos ensinos básico e secundário e técnicos das casas da ciência possam criar este espirito de incitar os seus estudantes a inquirir os porquês.

A Ministra da Educação e Desporto, que fez a abertura da referida formação, reconhece a parceria que o Governo tem encetado com a Fundação La Main à la Pâte, no domínio do desenvolvimento da investigação, mas também no domínio das ciências e salientou que este programa é importante para o desenvolvimento sustentável do país. Fernanda Marques explicou que a ideia desta parceria, não é trabalhar com os professores, mas com as escolas de formação de professores.

Formadores e líderes da Fundação Francesa La Main à la Pâte ministram uma formação, destinada aos professores do ensino básico, secundário e do ensino superior, que decorre de hoje a sexta feira no Instituto Universitário da Educação, na cidade da Praia.

Fonte: Site da Rádio Educativa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!