quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Coordenadores concelhios reúnem-se para refletir os novos desafios da Educação e Formação de Adultos em Cabo Verde


Coordenadores de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente de todo o país estão reunidos na cidade da Praia num encontro nacional para refletirem a organização e funcionamento da educação e formação de adultos no país, tendo em conta os desafios atuais e a nova conjuntura. A revisão do currículo de educação básica de adultos é um dos pontos a ser analisado neste encontro de três dias.
O atual SEFAER (Serviço de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente), que noutros tempos já foi DEE (Direção-geral de Educação Extraescolar), DEGAEA e DEGEFA, tem vindo a trabalhar na redução do analfabetismo em Cabo Verde, que agora segundo dados do INE  de 2013 ronda os 12.8 por cento, isto na faixa etária dos 15 aos 64 anos. Apesar dos ganhos alcançados, é importante continuar a trabalhar em novas estratégias, tendo em conta os novos desafios do tempo atual. É neste sentido que o SEFAER promove este encontro nacional que visa sobretudo refletir sobre as boas práticas, as dificuldades encontradas e traças novas estratégias, de modo a poder dar respostas aos jovens e adultos que pretendem completar o ensino, diz a diretora Albertina Duarte. “ Nós neste momento, temos uma preocupação em dar respostas a jovens e adultos que nos procuram para completar os ensinos básico e secundário. Temos esta preocupação em preparar um regulamento que dê respostas em termos de um plano curricular, que seja adequado para jovens e adults , não levando jovens e adultos a repetirem aquilo que tiveram insucesso no próprio sistema escolar”.
Segundo Albertina Duarte neste momento a preocupação maior do SEFAER deixa de ser o “alfabetizar das pessoas”, para se centrar na educação básica de adultos, associada a uma formação profissional, na perspetiva de capacitação para o exercício da profissão. A mesma lógica defendida pela Ministra da Educação e Desporto que fala num “triângulo mágico”: educação, formação e emprego, defendendo que a educação e formação de adultos deve conduzir naturalmente ao mercado de trabalho.
“ São os três vértices  da educação, formação e emprego  que são fundamentais  para esta  lógica de educação e formação de adultos também. A educação e formação de adultos deve conduzir naturalmente ao mercado de trabalho”, defendeu.
Tendo em conta os novos desafios e a conjuntura atual, a Ministra Fernanda Marques desafia os responsáveis concelhios a terem coragem para “fazer ruturas” e encontrar novos caminhos. Isto porque novos tempos exigem mudanças e o objeto principal deste serviço deverá ser agora a educação de jovens e adultos que estão a trabalhar e que precisam de qualificações académicas, o tal “triângulo mágico”. 
Fonte: Site da Rádio Educativa

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