terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Monitoras dos Mosteiros e de Santa Catarina em intercâmbio pedagógico e recreativo


Cerca de 50 monitoras do pré-escolar dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo estiveram reunidas neste último fim-de-semana, 23 do mês, em intercâmbio pedagógico e recreativo na localidade de Queimada Guincho, Mosteiros.
De acordo com as declarações de Constantina Afonso, coordenadora do pré-escolar de Santa Catarina, o evento tinha como objectivo a partilha de experiências entre as monitoras dos dois concelhos, de modo a muni-las de ferramentas pedagógicas e prepará-las para uma melhor actuação junto das crianças do pré-escolar.

Milene Gonçalves, coordenadora pedagógica responsável pela implementação do novo currículo do Ensino Básico, apresentou o tema “como preparar as crianças para entrada no Ensino Básico”. Na sua explanação, Gonçalves deixou algumas “dicas de como começar a trabalhar paulatinamente letras e números no pré-escolar”. Para tal, a coordenadora realçou a importância do uso de materiais audiovisuais e o caderno diário para o grafismo. Para terminar a sua apresentação, Milene Gonçalves socializou com as monitoras, alguns materiais didácticos de grande utilidade, confeccionados a partir de desperdícios.

O tema suscitou um debate muito produtivo e as monitoras manifestaram as suas satisfações com a escolha do mesmo, afirmando que isso vai ajudar muito no processo de ensino e aprendizagem.
Jocelina Lima, coordenadora do Pré-escolar dos Mosteiros disse que o balanço das actividades desenvolvidas é muito satisfatório, uma vez que correspondeu as expectativas iniciais, afirmando que se vai ter mais intercâmbio do tipo nos próximos tempos.

De referir que o mesmo grupo de monitoras já se tinha reunido no mês de Dezembro, na localidade de Achada Furna, concelho de santa Catarina do Fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!