terça-feira, 27 de novembro de 2012

Professores do 1º ano, gestores e coordenadores pedagógicos dos Mosteiros recebem formação em Abordagem por competência


No âmbito da revisão curricular a Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário do Ministério da Educação e Desporto (MED) em parceria com a Delegação MED no concelho dos Mosteiros está a promover uma acção de capacitação aos professores do 1º ano do Ensino Básico, coordenadores e gestores dos Pólos Educativos do citado concelho sobre abordagem por competência.

A referida formação que tem a duração de dois dias,  teve o início ontem, 26 e tem como objectivo capacitar 11 professores, 5 gestores e 7 coordenadores pedagógicos em noções de abordagem por competências e nova metodologia de alfabetização.

As técnicas da Direcção Geral do Ensino básico e Secundário, Helena Furtado e Dircelena Melo socializaram com os participantes no 1º dia da sessão, temas importantes como a filosofia da abordagem por competência, a estrutura do programa de Língua Portuguesa do 1º ano e planificação das aulas.

Na sua explanação, Dircelena Melo reconheceu que nos Mosteiros os professores fazem bom trabalho, com métodos activos e eficazes, faltando no entanto os registos das boas práticas educativas.

Por sua vez, Helena Furtado, uma das autoras dos novos manuais de Língua Portuguesa do 1º e 2º ano, disse esperar que os mesmos venham cumprir as funções dos manuais escolares e que venham ajudar os alunos a vencer os seus desafios.

Os participantes, que aguardavam a formação desde início do ano lectivo, aplaudiram a iniciativa e participaram activamente na discussão dos temas trabalhados até o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!