quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Delegação do MED Brava apresenta resultados de aproveitamento escolar do 1º trimestre no EB do ano lectivo 2014/2015

A Delegação do MED da ilha Brava apresentou ao colectivo docente os resultados de aproveitamento do 1º trimestre do ano lectivo em curso, no que se refere ao Ensino Básico, 1º ao 7º ano de escolaridade, numa reunião de preparação metodológica que aconteceu ontem, dia 7 de Janeiro de 2015.

A média global do Ensino Básico (1º ao 7º anos) é de 92% e a qualidade 70%, sendo 96% para o 1º ciclo, 96% para o 2º ciclo e 83% para o 3º ciclo. Em termos de qualidade 77% para o 1º e 2º ciclos e 49,8% para o 3º ciclo (7º ano).

No que se refere ao 1º ciclo (1º ao 4º ano), o aproveitamento global com os resultados de “Muito bom”, “Bom” e “Suficiente”, foi de 96, 1%. O 2º ano é o que apresentou a média mais baixa, 93%, sendo o 1º ano o que apresenta a média mais elevada em termos globais, 97,8%.
No concernente ao 2º ciclo, concretamente o 5º ano, a taxa de aproveitamento global foi de 94,9% e a de qualidade 75,3%. A área da Educação para a Cidadania é que mais se destacou com nenhum caso de “Insuficiente”. 

Quanto ao 6º ano, foram registados em termos de aproveitamento global uma média de 97,6%, qualidade, 82,6%. A taxa de “Suficiente” foi de 17,4%  e “Insuficiente”,  2,4%.

No que tange ao 7º ano (3º ciclo do EB), a taxa de aproveitamento global registou um valor percentual de 83,4, qualidade, 73,5%, “Suficiente”, 50,4% e “Insuficiente”, 16,6%.

Analisando os Resultados do 7º Ano de Escolaridade, em termos globais a área curricular que sobressai é Educação Para a Cidadania com nenhuma insuficiência, sendo a menor taxa de aproveitamento a área de Matemática com 51,5%. Em termos de Insuficiências a área curricular que tem maior taxa é a Matemática com 48,1%.

Para o Coordenador Geral do Ensino Básico, Domingos Lopes, “os resultados foram muito satisfatórios do 1º ao 7º ano, com resultados mais expressivos no 1º e 2º ciclos, devendo-se fundamentalmente ao engajamento dos professores e todos os intervenientes directos e indirectos no sistema, o que constituem as bases para um bom ano lectivo, sem descurar um trabalho contínuo de seguimento e acompanhamento pedagógicos”.

Ainda, de acordo com esse dirigente educativo, um dos aspectos que merece realce é a inexistência de abandono escolar, sobretudo ao nível do 7º ano, tendo em conta um forte trabalho de prevenção junto das escolas e famílias, sobretudo por se tratar de um ano de escolaridade que tem registado nos anos anteriores alta taxa de abandono.   


Refira-se que, a área disciplinar com menor taxa de aproveitamento em termos globais é a de Matemática (90,4%). A Educação Física é a que apresenta uma taxa de 100%, considerando que não houve nenhuma insuficiência nessa área disciplinar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!