segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Novos manuais do 5º ano de escolaridade do Ensino Básico já começaram a ser disponibilizados às livrarias

Os novos manuais das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 5º ano de Escolaridade do Ensino Básico começaram a ser disponibilizados às livrarias do País, hoje, dia 12 de Janeiro, pela FICASE.

Em relação aos manuais do 3º ano de escolaridade, perspectiva-se que, até final desta semana, princípios da próxima, estarão à venda.

Segundo a Diretora Nacional da Educação, Margarida Santos, este ano, o Ministério da Educação e Desporto assumiu o grande desafio de conceber, trabalhar toda a parte gráfica e pela primeira vez, dar a oportunidade às gráficas e às tipografias nacionais a tarefa de fazer a sua impressão em Cabo Verde, um projeto que conheceu contornos complexos, tendo, por isso, provocado o atraso na sua colocação no mercado.

Margarida Santos disse que, neste momento, este problema está praticamente ultrapassado, ou seja, a impressão está concluída e os armazéns da FICASE iniciaram o processo de venda dos manuais escolares, tendo sido contactadas as livrarias para fazerem a sua aquisição.

Questionada sobre a possibilidade de os manuais conterem alguns erros como foi detetado nas cópias dos primeiros capítulos enviados às escolas, salientou ainda que efetivamente os primeiros capítulos dos manuais que tinham sido disponibilizados aos professores, foram completamente revistos. Segundo a DNE, os primeiros capítulos foram enviados às escolas, sem a revisão final. Depois a equipa da DNE procedeu à revisão linguística e técnico-pedagógica dos manuais. Portanto, o texto da versão final dos manuais já não é o mesmo que foi disponibilizado às escolas.

Recorda-se que no início do presente ano letivo, 2014/2015, o Ministério da Educação e Desporto continuou com o processo da generalização de novos planos de estudos, programas e manuais, desta feita no 3º, 5º e 7º anos de escolaridade do ensino básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!