segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Antigos alunos do Liceu Cónego Jacinto levam cuidados de saúde aos estudantes e à comunidade da Várzea

Um grupo de antigos estudantes da Escola Secundária Cónego Jacinto P. da Costa (Liceu da Várzea) promoveu hoje, na Cidade da Praia, uma feira de saúde dedicada aos alunos, funcionários e à comunidade local.

Em declaração à imprensa, o director do estabelecimento de ensino, Mário Fernandes, disse que a iniciativa se enquadra nas actividades comemorativas do 43º aniversário da morte de Amílcar Cabral, celebrado a 20 de Janeiro, e do 22º aniversário da escola, que se assinala a 28 deste mês.

“As actividades tiveram início a 18 deste mês, com várias acções como deposição de flores e declamação de poesias no memorial Amílcar Cabral, palestra sobre a participação da mulher na luta da libertação nacional, e encontro com os ex-alunos da escola, onde falaram sobre as suas experiências profissionais”, frisou.

O director salientou que este grupo tem sido muito activo e dinâmico, onde tem apoiado a escola com realizações de várias acções de esclarecimento e de sensibilização sobre o percurso profissional, e motivando os alunos a defenderem e a preservarem a imagem da escola.

Para Mário Fernandes, este gesto é uma forma dos antigos estudantes reconhecerem o papel que a escola teve e tem no processo profissional, e que agora estão a retribuir de uma forma voluntária mostrando todo o amor, carinho e a ligação que têm com esse estabelecimento escolar.

Para além desta iniciativa, assegurou que este grupo tem em mente alguns projectos, como apadrinhamento dos alunos mais carenciados, pintura da escola onde pretendem envolver toda a comunidade escolar.

“Este gesto nos deixa muito satisfeitos e contentes, porque vai nos ajudar a transmitir para os alunos que frequentam este liceu que o papel da escola é muito mais do que ensinar” realçou.

Adiantou que a feira de saúde é uma iniciativa promovida pelo grupo de estudantes finalistas no ano 2000 e é destinada aos alunos, funcionários e a toda a comunidade da Várzea.

Segundo o director, durante toda a manhã, a feira vai garantir consultas de clínica geral, dermatologia, oftalmologia, medição de hipertensão arterial, glicemia, testes de diabetes e colesterol, e despiste do VIH/SIDA.

Acrescentou que para o dia 28, está prevista a entrega de equipamentos informáticos, e que no dia 30 a realização da feira das “Profissões e Empreendedorismo”.

Fonte: Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!