segunda-feira, 28 de maio de 2012

Turma bilingue do Vale de Amoreira está em Cabo Verde

Encontra-se em Cabo Verde a Turma Bilingue da Escola do E.B.1 de Vale da Amoreira, Portugal, para conhecer o nosso país e fomentar o interesse pelo conhecimento de outras culturas e outras realidades, além de promover o contacto com a língua crioula.

A Turma Bilingue da escola de Vale de Amoreira faz parte de uma experiência de educação bilingue (cabo-verdiano/português), inserida no projeto “Bilinguismo”. Este programa é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC).
O projecto, pioneiro em Portugal, foi considerado um exemplo de boas práticas de integração de comunidades migrantes pela Comissão Europeia. Teve início no ano lectivo de 2008/2009 e deve terminar neste ano escolar (2011/2012), que corresponde ao final do 1º ciclo (4º ano de escolaridade).
Estas duas línguas têm sido utilizadas diariamente para a aprendizagem de todas as matérias curriculares. A Turma Bilingue é composta por 20 alunos, sendo uma metade de origem cabo-verdiana e a outra metade de origem portuguesa.
Essa deslocação ao nosso país, que contou com o apoio de várias entidades cabo-verdianas e portuguesas, termina no próximo dia 3 de Junho, antecedida de visitas a várias escolas e lugares de interesse no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!