terça-feira, 15 de julho de 2014

Escolaridade obrigatória de 8 anos: Escola Básica de Fajã, piloto da experimentação

A Escola Básica de Fajã, no concelho de Ribeira Brava, ilha de S. Nicolau, foi a primeira escola do ensino básico, a acolher a experiência da escolaridade obrigatória de 8 anos. Uma medida de política que o Ministério da Educação e Desporto quer generalizar e implementar, até 2016.

A experiência da escolaridade obrigatória de 8 anos foi iniciada nessa escola, no ano lectivo 2012/2013, e os cerca de 40 alunos transitaram este ano lectivo, para o 9ºano de escolaridade.

 O gestor, Januário Gomes, vê a experiência como uma mais-valia para a comunidade educativa, pois considera, que “muitas famílias por vezes não têm meios financeiros que lhes possibilitam custear a deslocação dos seus filhos para as escolas secundárias do Tarrafal ou Ribeira Brava”.

Aquele responsável avalia a experiência positiva, quer em termos dos resultados alcançados pelos alunos, quer em termos dos seus comportamentos.

“Os resultados são bons e os alunos comportam-se normalmente, isto também, porque antes da experiência da escolaridade obrigatória, esta escola já funcionava como anexo da escola secundária Baltazar Lopes da Silva, assim não houve grandes choques entre esses alunos e os da faixa etária mais baixa”, frisou.

Januário Gomes aponta como constrangimento verificado nessa experiência, a limitação de espaço, e considera necessárias mais salas, biblioteca, sala multimédia e materiais para actividades práticas.

A escola de Fajã tem um total de 320 alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade e um corpo docente constituído por 17 professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!