quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Delegada do MED de Ribeira Grande de Santo Antão reúne-se com Técnicos da Sala de Recursos


A Delegada do MED do concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, Maria Alcinda Sousa, reuniu-se, ontem, com os técnicos da sala de recursos do concelho, para se inteirar do trabalho feito no primeiro trimestre e conhecer os desafios para o segundo trimestre.

Durante o encontro, os técnicos da sala de recursos apresentaram o balanço das atividades realizadas durante o primeiro trimestre, com destaque para uma aula de língua gestual destinada aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), pais ou encarregados de educação e alguns voluntários.

Um projecto inovador de voluntariado envolvendo jovens licenciados à procura do primeiro emprego nas actividades dos professores com os alunos com NEE foi uma outra acção levada a cabo pelos técnicos da Sala de Recursos de Ribeira Grande de Santo Antão, durante o trimestre findo.

No quadro dessa estratégia de elaboração de projectos, neste momento, a sala de recursos do concelho conta com sete voluntários, todos formados em Ciências de educação e tem dado seguimento a cinco alunos com síndrome de down, de um total de 40 alunos com NEE de todos os subsistemas de ensino (pré-escolar, básico e secundário) existentes no concelho.

Para o segundo trimestre, a equipa técnica da sala de recursos elaborou já um plano de intervenção para acompanhamento desses alunos, visando explorar as suas capacidades e tendo em conta as áreas nas quais apresentam melhores apetências. Temas como sexualidade, nutrição, aprendizagem e saúde também serão trabalhados com esses alunos com o apoio dos profissionais de saúde do concelho.

Refira-se que a Sala de Recursos da Ribeira Grande de Santo Antão começou a funcionar há três anos, com duas técnicas, uma do Ensino Básico e outra do Pré – escolar, que receberam uma formação em NEE. Actualmente, possui uma Psicóloga que trabalha a tempo inteiro, em parceria com os Psicólogos dos Gabinetes de Orientação Vocacional das duas escolas secundárias do concelho e do Hospital Dr. João Morais.


Esta Sala de Recursos passou a estar melhor equipada graças a donativos oferecidos por José Maurício, um filho do Concelho residente em Luxemburgo e uma Associação Suíça (Association Afchipel de Geneve) que ofereceram materiais didácticos e informáticos para o melhor funcionamento do local.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!