terça-feira, 24 de abril de 2012

Palestra alusiva o tema “um olhar reflexivo sobre a função docente” marca o ponto alto do dia do Professor Caboverdiano no concelho dos Mosteiros

Em comemoração do dia do professor Caboverdiano, a delegação do Ministério da Educação e Desporto dos Mosteiros realizou ontem, 23, uma palestra subordinada ao tema “um olhar reflexivo sobre a função docente”.

O acto aconteceu no auditório municipal “Pedro Pires”, onde foram realizadas algumas actividades recreativas e culturais, como declamação de poesias, apresentação de slides e entrega de troféus do torneio de futsal, realizado entre professores do concelho. De igual modo, houve acto empossamento de alguns professores ao quadro do Ministério da Educação e Desporto.

António Antunes, delegado do Ministério da Educação e Desporto no concelho, na sua mensagem alusiva à data, disse que a atitude reflexiva do professor deve ser um acto a ter em conta permanente. Antunes reconhece que é preciso “amor à profissão” para ultrapassar os desafios do dia a dia da classe docente. Segundo o delegado, o docente deve estar preparado, evitando ser apenas um transmissor de conhecimentos.

Na sua intervenção, o palestrante Florêncio Varela, apresentou alguns painéis, como “por que ser professor”, “crise de identidade, crise de sentido”, “formação contínua do professor”, “ser professor na sociedade aprendente”, “aprender com emoção e “ser professor, ser educador”.

Varela salientou que a profissão do professor está transformando profundamente no mundo globalizado, em que o docente precisa adequar a sua função, assumindo uma postura mais relacional, dialógica, cultural, contextual e comunitária.
O conferencista é de opinião de que a formação de professores deve ser concebida como reflexão, pesquisa e descoberta, baseando-se no diálogo e visar a redefinição de suas funções e papeis à redefinição do sistema de ensino de ensino e à construção continuada do projecto pedagógico da escola.

Depois da explanação, seguiu-se o espaço de debate sobre o tema, em que os professores comentaram e colocaram algumas questões ao palestrante.
De referir que na noite que antecedeu a efeméride, os professores tiveram um jantar de confraternização, seguido de uma gala musical. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu Comentário é sempre Bem vindo!
Comente, Opine, se expresse!este espaço é seu!

Esperamos que tenha gostado do blog e que volte sempre!